A cor é uma resposta psicológica e fisiológica às ondas de luz de uma frequência específica. Para perceber a resposta humana à cor é preciso compreender a biologia do olho. A luz que entra no olho através da pupila, atinge a sua superfície interna, conhecida como retina (a sua função é transformar o estímulo luminoso em estímulo nervoso). A retina é revestida por uma variedade de células de detecção (fotossensíveis) conhecidas por cones e bastonetes.
Os bastonetes são sensíveis à intensidade da luz mas não conseguem distinguir os seus comprimentos de onda (a visão nocturna ou visão da penumbra depende dos bastonetes). Por outro lado, os cones são as células de detecção da cor da retina.
Existem 3 tipos de cones, cada um deles sensível a um determinado comprimento de onda dentro do espectro de luz visível e são referidos como cones vermelhos (R), cones verdes (G) e cones azuis (B) devido às cores associadas a esse mesmo comprimento de onda.
Muito bom!
ResponderEliminarParabéns!
O blog está estremamente pedagógico! Fácil de ler, e fácil de compreender! :)
Excelente definição de cor. Portanto, sem um corpo, com a sua psicologia e fisiologia, não há cores. É isso? E afinal é uma resposta ou é um estímulo que as células detectam?
ResponderEliminarBoa questão... filosófica:)
ResponderEliminarSem um corpo, seja ele qual for não há existência e como tal não há cor... E acredito que é um estímulo que as células detectam e transformam em resposta, ou seja reagimos em funcão do estímulo... e aplico esta definição a tudo... inclusive às suas MAGNÍFICAS AULAS:)