Penso que sim. Tal como a sua referência em relação à indução de que a luz "anda" a direito, também em relação a outros conceitos, temos ideias pré-definidas. Padrões processados e reconhecidos automáticamente pelo cérebro que nos dizem que, por exemplo, um poste é direito mesmo que o olho o veja levemente curvo (como acontece em algumas "doenças" de olhos ou falta de visão e em casos não compensados pelas lentes) é o cérebro o responsável pela imagem "certa". Neste caso concreto, penso que ao olharmos a esquadria, pintada um sim um não:) assumimos que as linhas são rectas, direitas e com tamanhos iguais, porque reconhecemos automáticamente a grelha... quando inserimos um elemento diferente no padrão (quadradinhos brancos nos pretos), o nosso cérebro não encontra referências, provocando um desconforto visual a que chamamos (também) ilusão de óptica.
Espectacular. E encontrou explicação para isso?
ResponderEliminarParabéns pela regularidade.
Penso que sim. Tal como a sua referência em relação à indução de que a luz "anda" a direito, também em relação a outros conceitos, temos ideias pré-definidas. Padrões processados e reconhecidos automáticamente pelo cérebro que nos dizem que, por exemplo, um poste é direito mesmo que o olho o veja levemente curvo (como acontece em algumas "doenças" de olhos ou falta de visão e em casos não compensados pelas lentes) é o cérebro o responsável pela imagem "certa".
ResponderEliminarNeste caso concreto, penso que ao olharmos a esquadria, pintada um sim um não:) assumimos que as linhas são rectas, direitas e com tamanhos iguais, porque reconhecemos automáticamente a grelha... quando inserimos um elemento diferente no padrão (quadradinhos brancos nos pretos), o nosso cérebro não encontra referências, provocando um desconforto visual a que chamamos (também) ilusão de óptica.